
Mas me surpreendi.

Avatar é sim lindo visualmente, mas também é lindo emocionalmente. Mostra um equilíbrio com a Natureza tão maravilhoso que não me contive e chorei o filme inteiro. Algo que nunca tivemos em nosso planeta, e nunca vamos ter. Se um dia, no futuro, nossa tecnologia chegar a um planeta como Pandora, duvido que seja diferente do que é mostrado no filme. Uma coisa que os seres humanos em conjunto sempre souberam fazer é destruir por motivos próprios. Foi assim por toda a História e provavelmente vai continuar sendo. Torço pra que hajam mais pessoas como Jake e os amigos dele.

Outra coisa, sempre presto atenção no papel das mulheres de todos os filmes e livros e qualquer história a que tenho acesso. O que me deixou contente com esse filme foi que não havia nenhuma frágil donzela em perigo. Todas as mulheres eram fortes. Elas não precisavam que um príncipe de armadura brilhante as salvasse, sabiam se virar e eram decididas. Tanto terráqueas, quanto as mulheres do outro planeta, elas participavam das batalhas e exerciam forte influência sobre seus grupos. Não estou dizendo que eram melhores do que os homens. Estou dizendo que homens e mulheres estavam como iguais.
Além disso, Neytiri, a que faz par romântico com o protagonista, salva o protagonista. Várias vezes. Difícil ver o herói ser salvo por uma mulher. Espero que isso se repita bastante nos filmes mais recentes, já que a porcentagem de machismo abaixou um pouco no decorrer dos anos.

Aliás, não vi machismo, nem coincidências, nem absurdos no filme. É ficção, mas completamente plausível. É cheio de efeitos visuais, mas também cheio de mensagens e sentimento. Eu penso: se a equipe produtora tem condições de fazer um filme desse tamanho, por que não colocar conteúdo? Pois Avatar uniu beleza e conteúdo. Recomendo mil vezes.

Se eu pudesse conhecer a equipe produtora, eu apertaria a mão de cada um deles e berraria OBRIGADA!